Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

Demonstre o seu compromisso com a Qualidade e a Segurança Alimentar

Os consumidores são cada vez mais conscientes no que se refere à Segurança e à Qualidade Alimentar. Querem garantias de que a sua Organização e os seus produtos continuarão a satisfazer as suas necessidades. Actualmente, muitos países, indústrias, e até mesmo retalhistas têm as suas próprias normas para manter a Segurança Alimentar. Porém, estas normas podem não atender satisfatoriamente a algumas questões chave, tais como rastreabilidade e comunicação eficaz ao longo da complexa cadeia alimentar. Esta é a razão pela qual, juntamente com outros serviços para o sector alimentar, a SGS ICS oferece a certificação de acordo com a ISO 22000, a única norma universal de Gestão da Segurança Alimentar que engloba todas as outras.

ISO 22000– transparência ao longo de toda a cadeia de fornecedores

A certificação de acordo com a ISO 22000:2005 demonstra o compromisso com a Segurança Alimentar e a satisfação do cliente, apoiando a Organização na protecção da sua imagem corporativa e valorização da sua marca.

A ISO 22000:2005 é uma norma de certificação internacional que define os requisitos para sistemas eficazes de Gestão da Segurança Alimentar. Pode ser aplicada a qualquer elo da cadeia desde agricultores, produtores pecuários, fabricantes de rações, todas as agro-indústrias, distribuição, retalhistas e restauração, e até mesmo a actividades conexas como os transportes e armazenamento, fabricantes de embalagens, pesticidas, aditivos, etc.

A norma aborda as seguintes questões chave:

  • Comunicação clara através de toda a cadeia alimentar
  • Rastreabilidade: identificação dos impactos na Segurança Alimentar no contexto de toda a cadeia
  • Controlo/Redução dos perigos
  • Gestão dos riscos de Segurança Alimentar
  • Conformidade legal
  • Redução de custos devido a um Sistema de Gestão mais eficiente
  • Transição suave das certificações já existentes
  • Melhoria contínua do desempenho da organização

Os benefícios da ISO 22000

A reputação da ISO - International Organization for Standardization e o reconhecimento internacional dos Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar que a ISO 22000 traz, melhora o perfil e credibilidade das Organizações. A ISO 22000 constitui a abordagem globalmente harmonizada e reconhecida por todas as partes interessadas, para a questão da Segurança Alimentar. Pela integração dos princípios de Sistema de Gestão, com metodologias e aplicações de controlo de perigos, a ISO 22000 é mais fácil de entender, aplicar e reconhecer. Permite assegurar a conformidade com todas as legislações de Segurança Alimentar e reduzir os riscos de sanções e possíveis acções judiciais. Demonstrar um real compromisso com a Segurança Alimentar, transforma a sua imagem corporativa a nível internacional e é uma ferramenta efectiva para a entrada em mercados internacionais, além de realçar a Qualidade e Segurança do seu produto.

Certificar o seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar pela SGS ICS permitirá à sua organização desenvolver e melhorar a sua performance.

  • O seu certificado ISO 22000 pela SGS ICS permitirá demonstrar um forte compromisso com Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar no concurso a contratos internacionais ou na expansão local de novos negócios.
  • Avaliações regulares conduzidas pela SGS ICS apoiam as Organizações, continuamente, a usar, monitorizar e melhorar os Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar e processos relacionados. Melhoram a fiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes, bem como toda a sua performance. Possibilitará, ainda, uma melhoria significativa na motivação dos seus colaboradores, envolvimento e consciência das suas responsabilidades na produção, no processo, no transporte ou manuseamento seguro dos alimentos.