Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A geometalurgia é a integração de informações geológicas, de mineração, metalúrgicas, ambientais e econômicas para maximizar o Valor Presente Líquido de uma jazida, ao mesmo tempo em que se reduzem os riscos técnicos e operacionais.

A estrutura geometalúrgica da SGS:

  • permite a definição do projeto de fluxograma metalúrgico extrativo ideal com base na vida da mina e características geológicas, geoquímicas, mineralógicas, texturais e metalúrgicas documentadas de um depósito de minério
  • envolve metodologias de última geração que levam em conta as características específicas do depósito de minério

A geometalurgia quantifica a variabilidade de um depósito de minério em termos de parâmetros de processo como dureza, flotação, respostas a lixívia e impacto ambiental do minério. Esses dados são depois aplicados ao modelo de bloco do depósito ou ao plano de mina, geralmente através do uso da geoestatística. Depois, modelos matemáticos geometalurgicamente habilitados, como o CLEET e o FLEET podem ser usados para gerar parâmetros econômicos com rendimento, tamanho de grão, graduação e recuperação. Esses podem depois ser colocados de volta no modelo de bloco e no plano de mina para mais tratamento. Assim os cenários podem ser desenvolvidos e comparados para avaliar e otimizar cenários operacionais tais como estratégia de mina, uso de energia, necessidades de equipamento capital, rastro de carbono etc.

Isso é obtido através da aplicação dos seis estágios d Estrutura geometalúrgica da SGS.

Estágio 1 - Definição de domínio espacial multivariado:Definição de domínios especiais com características geológicas, geoquímicas, geofísicas, geotécnicas, mineralógicas e texturais similares no depósito de minério. Isso leva em conta o amplo conjunto de dados de informção associado com a perfuração de exploração e o banco de dados geoquímicos do depósito.

Estágio 2 - Seleção de amostras: A seleção de amostras de vários domínios em toda a jaziada para oferecer materiais representativos para testes mineralógicos, metalúrgicos e ambientais.

Estágio 3 - Determinação de parâmetros Determinação do conjunto de testes necessários para gerar os parâmetros técnicos fundamentais para o projeto de fluxograma e testes ambientais.

Estágio 4 - Definição de modelo multivariado: Definição de relações multivariadas que corrleacionam características como geoquímica, mineralogia e textura com os parâmetros de processamento relacionados à moabilidade, flotação e capacidade de lixiviação.

Estágio 5 - Geração de modelo espacial multivariado:Uso de métodos estatísticos para preencher cada domínio do modelo de bloco com parâmetros geológicos, geoquímicos, geofísicos, geotécnicos, mineralógicos e texturais, determinados por testes ou extrapolados dos resultados dos testes.

Estágio 6 - Otimização conjunta de mineração e processamento mineral Otimização das estratégias geológicas de mineração de processamento mineral, ambientais, de marketing, econômicas e corporativas para maximizar o valor do projeto, ao mesmo tempo minimizando o risco e várias fontes de incerteza.

A geometalurgia reduz significativamente o impacto da indefinição espacial no planejamento de mineração porque documenta a variabilidade presente em um depósito. A aplicação da Estrutura de geometalurgia da SGS:

  • reduz os riscos do projeto.
  • otimiza os recursos da mina
  • melhora o desempenho da instalação
  • minimiza valor presente líquido

A SGS é líder do mercado no uso de geometalurgia. Nossos especialistas técnicos vêm desenvolvendo e usando ativamente a geometalurgia no desenvolvimento de projetos há muitos anos. Apoiamos o desenvolvimento de centenas de projetos usando a Estrutura geometalúrgica para empresas grandes e pequenas de todo o mundo. Associe-se a nós e compartilhe nossa experiência intelectual, reduzindo seu risco técnico.