Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A estimativa precisa de recursos é crucial para o sucesso de um projeto de exploração.

A SGS ganhou reputação como líder mundial em modelagem de jazidas, modelagem de bloco, geometalurgia e análise geoestatística. Os dados obtidos com estas atividades lhe proporcionam uma avaliação precisa das reservas e recursos de seu projeto.

Os profissionais da SGS realizam a análise geoestatística e modelagem de bloco, utilizando os dados gerados através de modelagem de jazidas. Nossos profissionais de geologia atuam como Pessoa Qualificada (QP) ou Pessoa Competente (CP) e podem elaborar relatórios compatíveis com a NI 43-101 e JORC.

Modelagem de bloco

Geralmente, o primeiro passo é produzir um conjunto de seções de pontos de perfuração a partir do banco de dados de pontos de perfuração. Essas seções são então utilizadas para verificar os dados do projeto e depois para estabelecer limites geológicos interpretados para vários tipos de minério e rocha. O próximo passo é dividir estas zonas geológicas em blocos e estimar a tonelagem e o(s) grau(s) de cada bloco. A forma dos blocos e os métodos de estimativa variam de acordo com os requisitos específicos do seu projeto.

Análise geoestatística

A informação obtida da análise geoestatística são a base de dados para o cálculo dos recursos de minério e controle de grau. A análise começa com o exame dos dados produzidos pela modelagem de jazida. Depois, nós

  • combinamos amostras de pontos de perfuração em comprimentos de intervalo padronizados,
  • examinamos histogramas e diagramas de correlação de graus compostos,
  • calculamos variogramas em 2D ou 3D
  • realizamos uma simulação condicional ou krigagem.

As informações resultantes podem ser usadas para:

  • Determinar um valor de cobertura em depósitos de metais preciosos com valores discrepantes
  • Estabelecer a precisão de estimativas de recursos e melhorá-las com perfuração de criação, se possível
  • Conciliar diferentes informações de amostra (ponto de perfuração versus canal ou lama) na interpolação de grau do bloco

Para mais informações sobre a modelagem de jazidas da SGS, visite: Modelagem de jazida e estimativa de recursos