Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS oferece serviços de apoio à comunidade de exploração de diamantes internacional, desde a exploração até a avaliação.

Desenvolvemos e continuamos a ampliar o nosso laboratório de fusão cáustica, comissionado no início dos anos 90, para que esteja especificamente configurado para a extração de diamantes e minerais indicadores.

A extração de macro e microdiamantes é feita em amostras de exploração (afloramento, sonda de prospecção) e avaliação (minigranel e granel) por fresagem de fricção e dissolução cáustica.

O tamanho mínimo de amostra recomendável é de 24 kg por amostra ou tipo de rocha. Parcelas de amostras de 5 a 8 kg são dissolvidas em soda cáustica fundida em potes de fusão de aço inoxidável aquecidos em fornos de 500 a 600ºC. A mistura fundida é derramada em telas de 0,105 mm e o resíduo é lavado e tratado com ácidos, deixando um pequeno concentrado que é selecionado para obter diamantes. As contagens e pesos dos microdiamantes são reportados para cada classe de tamanho, utilizando uma progressão de raiz 2 de tamanhos de crivo de malha quadrada a partir de 0,105, de acordo com as diretrizes do Instituto Canadense de Mineração e Metalurgia (CIM). As rocha individuais são medidas (cotas X, Y e Z) e descritas em termos de cor, claridade, preservação de porcentagem e morfologia da rocha.

A fusão cáustica na SGS está entre os procedimentos incluídos no escopo de certificação ISO/IEC 17025 da SGS, que é descrito no website do Standards Council of Canada. Os procedimentos de Garantia da Qualidade incluem procedimentos de operação padrão para todos os aspectos do processo e treinamento e monitoramento da equipe. O ONLINE LIMS é usado para obter planilhas detalhadas, rastreamento de lotes e amostras, incluindo os pesos e rotulagem de todos os produtos de cada amostra.

Os procedimentos de controle de qualidade incluem:

  • Cravamento de amostras com diamante sintético SG 3.52
  • Calibrações de equilíbrio e crivação
  • Nova seleção de controle de qualidade de 50% das amostras

Quando necessitar mais certeza do potencial econômico da sua jazida de diamantes, confie nos especialistas em diamantes da SGS para uma avaliação confiável, independente e exaustiva.