Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS pode quantificar o desgaste do seu circuito de moagem utilizando o ensaio de abrasão de Bond, isto permite lhe planear e prever a substituição e a manutenção do revestimento.

O circuito de moagem é o maior investimento de capital da sua planta de processamento. Dependendo da moabilidade do maciço da jazida, a abrasão provocará um certo nível de deterioração nos meios e revestimentos de aço do seu circuito. O ensaio de abrasão  permite-lhe quantificá-la e elaborar o projeto de acordo com ela.  

O ensaio de abrasão de Bond determina o índice de abrasão, que é usado para determinar o desgaste de meios e revestimentos de aço em trituradores, moinhos de barra e moinhos de bolas. Bond desenvolveu as seguintes correlações, baseado na taxa de desgaste em libras de desgaste de metal/kWh de energia usado no processo de fragmentação.

Moinho de barras molhadas Barras lb/kWh = 0,35(Ai – 0,020)0,2
  Revestimentos lb/kWh = 0,035(Ai – 0,015)0,3 
Moinho de bolas molhadas Bolas lb/kWh = 0,35(Ai – 0,015)0,33
Revestimentos lb/kWh = 0,026(Ai – 0,015)0,3
Moinho de bolas secas Bolas lb/kWh = 0,05Ai0,5
Revestimentos lb/kWh = 0,005Ai0,5
Trituradores
(giratórios, de mandíbula, de cone)
Revestimentos lb/kWh = (Ai + 0,22)/11
Trituradores de rolo Cilindro externo lb/kWh = (0,1Ai)0,667

O ensaio de abrasão foi desenvolvido por Allis-Chalmers* usando um método e dispositivos utilizados pela Pennsylvania Crusher Division (Divisão de Trituradores da Pennsylvania) da Bath Iron Works Corp. O equipamento consiste em um tambor giratório no qual são colocadas amostras de minério seco, com uma pá de impacto montada sobre um eixo central que gira a uma velocidade mais alta do que a do tambor. A pá é feita de uma liga metálica padrão endurecida a 500 Brinell. O índice de abrasão é determinado a partir da perda de peso da pá sob condições de operação padrão.

Os resultados da SGS são classificados em relação ao nosso banco de dados da AR MacPherson, para que possam ser comparados com outros minérios.

Requisitos para amostras de alimentação.
1,6 kg de minério menos 3⁄4” mais 1⁄2”. Isso geralmente pode ser conseguido tomando 5 kg de minério triturado a 3/4" e crivando a 1/2".

A equipa engenheiros experientes da SGS conduzirá o ensaio de abrasão em combinação com outros testes de laboratório e simulação de circuito. O uso de diversas metodologias lhe oferece uma solução financiável incomparável em seu rigor.

* Bond F. C., “Metal Wear in Crushing and Grinding” (desgaste do metal durante a moagem e o esmagamento), Allis-Chalmers Publication 07P1701, Dez 1963.