Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS tem uma considerável experiência na incorporação da separação por gravidade em fluxogramas de ouro.

É uma unidade de operação atraente, uma vez que oferece alta eficiência, baixos custos operacionais e de capital, é fácil de proteger e usa poucos ou nenhum produto químico que possa causar preocupações ambientais. A separação por gravidade sempre aparece em qualquer fluxograma onde há uma diferença suficientemente grande entre a gravidade específica dos minerais valiosos e os minerais de ganga.

Há vários procedimentos de teste e tipos de equipamento disponíveis para a separação por gravidade. A SGS, como um terceiro imparcial, oferece a avaliação exigida para desenvolver um fluxograma otimizado para a sua jazida. Uma vez que não vendemos equipamentos de separação por gravidade, somos realmente imparciais no que diz respeito à determinação do fluxograma ideal para a sua jazida.

Os especialistas da SGS podem avaliar as seguintes opções:

  • Concentrador Knelson
  • Separador multigravidade Mozley
  • Concentrador Falcon
  • Teste de separação por gravidade do Gekko Systems Protocol
  • Espirais
  • Mesas Wilfley

Incluir protocolos de separação por gravidade em fluxogramas de ouro oferece várias vantagens, incluindo:

  • Otimizar a recuperação, uma vez que há menos ouro na carga circulante.
  • Reduzir a possibilidade de perda de ouro nos resíduos.
  • Aumentar a recuperação global, uma vez que as partículas de ouro metálico são capturadas e tratadas.
  • Remover quantidades consideráveis de ouro (frequentemente até 30%) precocemente no circuito de processamento, com manipulação limitada e sem reagentes.
  • Reduzir os requisitos de carbono durante a CIP.

A mineralogia é valiosa para o sucesso da separação por gravidade, e a SGS tem a capacidade de mineralogia de alta definição líder no setor necessária. Instrumentos de mineralogia de alta definição, como o QEMSCAN®, analisam de forma rápida e econômica centenas de milhares de pontos em uma seção polida, oferecendo informações fundamentais de conduta. Dados gerados pelo QEMSCAN® guiam a seleção do tamanho do grão e, assim, liberam e otimizam a quantidade de ouro que pode ser recuperada pela separação por gravidade.

Separador Knelson

O Separador Knelson consiste em um tambor cônico com uma série de calhas em forma de V. Ele é o preferido para o ouro de moagem livre.

Separador multigravidade Mozley

O separador Mozley opera a uma potência menor que o Knelson ou o Falcon. Ele é usado para a recuperação de partículas ultrafinas que têm gravidades específicas similares.

Concentrador Falcon

O concentrador Falcon é um tambor cônico com paredes macias que giram verticalmente, com o lodo movendo-se para a cima a partir do ponto de alimentação central. O mecanismo de separação principal cai em gotas percoladas, aumentado pela força centrífuga. Ele tem sido tradicionalmente usado para separações de densidade média, especialmente minerais de sulfeto.

Teste de separação por gravidade do Gekko Systems Protocol

Este teste envolve o processamento de uma amostra sobre uma mesa vibratória Wilfley várias vezes em sucessão, em tamanhos de moagem cada vez mais finos. Os concentrados combinados a partir de estágios progressivos de moagem são levados outras vez à mesa, e mais separações de concentrado são geradas. Estas são recombinadas. O lodo deste estágio (se o houver) é recombinado com os lodos iniciais.

O concentrado da massa é mais uma vez moído e levado à mesa. Todos os produtos resultantes são secos, pesados, amostrados e examinados em busca de ouro e prata. Depois da revisão de dados, um lodo é identificado e proporcionalmente recombinado com os lodos gerados anteriormente.

Os especialistas técnicos da SGS lhe oferecem uma avaliação imparcial das técnicas de separação por gravidade para projetar o melhor circuito para a sua jazida. A SGS combinou a experiência em mineralogia e separação por gravidade com o equipamento necessário para desenvolver o fluxograma ideal e testá-lo em escala de planta-piloto.