Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A lixívia de pressão alta (HiPAL) é uma alternativa de processamento eficaz para a recuperação de níquel de minérios de laterite que têm sido tradicionalmente tratadas por métodos pirometalúrgicos.

No tratamento hidrometalúrgico de HiPAL, o minério é diretamente lixiviado em uma ambiente ácido em um autoclave, a temperaturas superiores a 240ºC.  

A SGS é líder na tecnologia HiPAL, e nossas plantas-piloto de autoclave submarino são as instalações de HiPal mais avançadas do mundo. Nossas instalações lhe oferecem a flexibilidade para testar praticamente qualquer opção de processamento. Temos o equipamento, a perícia e, mais importante, os anos de experiência para assegurar que o seu trabalho de teste se desenvolva sem problemas. Os testes realizados em nossas instalações de última geração lhe oferecem resultados independentes e confiáveis.

O processo de HiPAL inclui várias etapas principais:

  1. preparação do material de alimentação
  2. lixiviação acídica de alta pressão em um autoclave contínuo
  3. decantação e neutralização contra-corrente para remover sólidos
  4. precipitação (hidróxido misto) e nova lixiviação para remover elementos como o ferro  
  5. recuperação de metal usando SX e EW
  6. alimentação de laterite QEMSCAN e caracterização de mineralogia
  7. ensaio e teste off-line
  8. controle, banco de dados e tecnologia da informação

As plantas-piloto de HiPAL da SGS têm capacidade de operação automática, totalmente integrada e contínua. Integramos todos os processos de unidades, da preparação da alimentação à produção de produtos de metal refinado. Uma ampla gama de equipamentos auxiliares também está disponível.  

A lixiviação de autoclave de alta pressão é uma solução que levará a uma maior recuperação e um ponto de partida melhorado para a sua operação. Na SGS, temos uma ampla experiência acumulada ao longo dos anos. Também temos equipamentos de última geração para desenvolver o seu fluxograma e testes piloto usando HiPAL e outros tratamentos de lixiviação ambiente e de pressão.