Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

PLATSOL™ é um processo de lixiviação desenvolvido pela SGS e efetuado através da aplicação de cloro a alta temperatura.

É particularmente adequado para jazidas que possuem uma ampla variedade de metais valiosos, especialmente PGM, ouro e metais base.

O processo PLATSOL™ para recuperação de metais preciosos e ouro pode melhorar sua lucratividade ao recuperar todos os metais valiosos de uma jazida usando um processo de lixiviação. Em alguns depósitos de ouro, ele também pode ajudá-lo a cumprir normas ambientais porque não é usado cianeto.

O processo PLATSOL permite que você recupere com sucesso vários metais de jazidas magras que podem não ser economicamente viáveis se outros processos de recuperação forem usados. Os exemplos incluem:

  • concentrados magros que contêm vários metais base, concentrações relativamente baixas de metais preciosos e baixos níveis de sulfeto
  • concentrados sujos que contêm elementos nocivos que incorrem em penalidades para fundições ou têm repercussões ambientais (por exemplo, arsênio e mercúrio)
  • concentrados que contêm altos níveis de cromo e magnésio
  • locais isolados nos quais o tamanho do recurso mineral é muito pequeno para justificar o custo capital de uma fundição independente  
  • locais remotos nos quais a economia do projeto é significativamente melhorada pela capacidade de produzir e vender metal de classificação LME imediatamente, em vez de gerar grandes quantidades de concentrado que devem ser remetidos e fundidos em outro local

O processo PLATSOL™ é realizado em um autoclave em temperaturas acima de 200°Celsius. Durante o processo de recuperação, o ouro e PGMs são solubilizados como complexos de cloro pela adição de uma pequena quantidade de sais de cloreto à lama. Os sulfetos de metal base são oxidizados em complexos de sulfato metal solúvel e ácido sulfúrico. Ouro e PGMs podem ser recuperados diretamente após a lixiviação por adsorção ou precipitação com íons de sulfeto. Após a recuperação de ouro e PGM, os metais base são recuperados através de precipitação, troca de íons ou extração de solvente - eletrorrecuperação.

Uma vantagem distinta do PLATSOL™: consiste em tecnologias padrão, comprovadas e tradicionais usadas em minas em todo o mundo. Embora seja de alta tecnologia, é uma técnica viável para jazidas magras ou complexas, incluindo as ricas em arsênio.

A SGS oferece soluções exclusivas para suas necessidades de recuperação de metais. Contate-nos no início do estágio de proposta e planejamento para avaliar se o processo PLATSOL™ ou outro processo de lixiviação por pressão ou ambiental da SGS pode melhorar a lucratividade e a pegada ambiental de sua operação de recuperação de metais.