Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

O betume e o asfalto ressurgiram, passando de produtos triviais de baixo custo para materiais de construção de alta tecnologia.

Ao mesmo tempo, a sua procura aumentou consideravelmente. A combinação, de um produto em alta demanda e critérios rigorosos de qualidade, significa que os comerciantes ativos nesta área exigem ferramentas eficazes de gestão de risco em cada carga. As recompensas são potencialmente boas, embora ainda existam pequenos problemas que podem custar caro.

A SGS oferece um conjunto abrangente de serviços no setor de asfalto e betume, incluindo a amostragem, inspeção do comércio, análise e tratamento de carga.

Questões do setor de asfalto e betume

As questões mais importantes que qualquer agente da cadeia de suprimentos neste setor enfrenta são:

  • Amostragem efetiva
  • Manipulação de amostras
  • A multiplicidade de tipos estabelecidos. Os tipos de asfalto tendem a ser determinados localmente, e não são utilizados por nenhuma refinaria estrangeira. Este é o maior desafio para o comércio neste setor.
  • Testes. A quantidade de leis e particularidades locais, combinadas com volumes tipicamente baixos e o fato de que uma série de testes importantes não são, na maioria dos casos, internacionais, mas locais, dificultam o estabelecimento da conformidade com as normas conhecidas.
  • Medição. A quantificação e qualificação de betume são muito fragmentadas. As práticas locais são muitas vezes caracterizadas por simplesmente atingir o peso ideal em balanças, que possuem veracidade questionável ou são propensas a influências externas, tais como mau tempo, terremotos e oscilações da energia elétrica. O fato de os asfaltos tenderem a ser uma carga intermodal também dificulta a sua medição precisa ao longo da cadeia de suprimento. Cargas a granel e em tambores, isotanques, vagões tanque e caminhões tanque podem ser encontradas indiscriminadamente em uma única cadeia de suprimento.

Testes de asfalto e betume da SGS

Existem muitas especificações e testes nacionais e internacionais estipulados por várias autoridades, contratos e regulamentos de construção em todo o mundo. Na SGS, tentamos oferecer o maior número possível, embora admitindo que não podemos oferecer todas as opções para todas as partes interessadas, em todos os lugares, dado o volume limitado por local. Nós oferecemos:

  • Análise de cargas comerciais a granel para as especificações ASTM, ISO, EN e similares
  • Análise das características básicas de desempenho, tais como:
    • Números de penetração
      • Penetração da agulha
      • Penetração de cone
      • Resistência
      • Flexibilidade
      • Ponto de fusão
      • Densidade
      • Monitoramento do armazenamento para avaliar o estado de oxidação
      • Testes de betume em tambores ao longo do tempo para avaliar o tempo de vida do lote

      Programa de qualidade

      Todos os laboratórios de testes da SGS participam de um teste internacional de proficiência para o betume. Estes testes de ensaio laboratorial atuam como indicador de desempenho e ajudam a manter um nível elevado de qualidade e garantia dos nossos laboratórios.

      As inspeções da SGS para o comércio de petróleo, gás e cargas químicas são realizadas com base nas normas aceitas de petróleo e petroquímica, tais como os métodos de teste ASTM, GOST, API, MPMS, UOP, IP ou EN, e baseiam-se em especificações definidas pela ISO, CEN ou organizações nacionais e regionais de normatização.

      A SGS faz parte de várias organizações do setor industrial e de grupos de trabalho importantes, tais como ASTM, ISO, CEN, EI (Instituto de Energia, o antigo Instituto de Petróleo) e IFIA. Quando exigido pelas especificações contratuais, podemos utilizar tanto métodos analíticos personalizados como aqueles fornecidos pelos nossos clientes. Se necessário, também podemos ajudar os clientes na escolha das normas mais adequadas para uso e/ou mencionar tais padrões a fim de apoiar o gerenciamento de riscos nas operações. Nossa equipe de suporte técnico está sempre disponível para dar conselhos sobre as normas, práticas de trabalho e tecnologias que estão sendo utilizadas.

      Saiba mais sobre os testes de asfalto e betume da SGS.