Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

As substâncias consideradas de grande preocupação (SVHC) podem ser encontradas em misturas, tais como tintas e colas ou em artigos, tais como brinquedos, móveis, têxteis e produtos elétricos.

Estrada no escuro

De acordo com a REACH, todos os membros da cadeia de suprimento são obrigados a concluir algumas ações relacionadas às SVHC.

Na SGS, nós oferecemos soluções inovadoras para a gestão da cadeia de suprimento e testes de SVHC REACH para os produtos de consumo, ajudando você a obter a conformidade REACH e melhorar os seus processos de negócios internos.

Os que são as substâncias consideradas de grande preocupação?

As substâncias consideradas de grande preocupação representam sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. As SVHC são substâncias que podem:

  • Causar câncer (cancerígenas)
  • Causar mutações genéticas (mutagênicas)
  • Ser tóxicas à reprodução
  • Ter outras propriedades danosas e permanecer no meio ambiente por um longo período (persistentes)
  • Gradualmente se acumular em animais (bio-acumulativas)
  • Substâncias de atenção semelhante (p.ex., disruptores endócrinos)

REACH visa controlar o uso de tais substâncias através da autorização e da restrição e obriga fabricantes e fornecedores a usarem alternativas ou tecnologias mais seguras dentro de um período de tempo razoável.

Quais são as suas obrigações:

Artigos:
Se você é um fornecedor de artigos da UE e o seu produto contém SVHC > 0.1% w/w, você deve comunicar a informação dela para toda a cadeia de suprimento. No mínimo, o nome da SVHC tem que ser passado adiante. Se solicitado pelos consumidores, você deve fornecer a eles a informação de uso seguro de SVHC dentro de 45 dias.

Até junho de 2011, além da responsabilidade de comunicação, os produtores de artigos da UE e os importadores têm que notificar à Agência Europeia de Produtos Químicos, se a quantidade total de SVHC em artigos é maior que uma tonelada por ano. Isso pode ser um desafio para os varejistas, que importam uma grande variedade de produtos de vários países e fornecedores.

Além disso, os fabricantes precisam prestar atenção no número crescente de substâncias SVHC na lista do Anexo XIV para autorização. Fabricantes sem autorização para o uso de uma substância específica devem observar cuidadosamente os aplicativos mais recentes e datas de implementação para cumprir os requisitos REACH sobre o uso permitido de SVHC.

Misturas para consumidores:
Se você é um fornecedor de misturas para consumidores da UE, você pode precisar fornecer uma Planilha de Dados de Segurança se a mistura contiver uma SVHC ≥ 0.1% w/w, sob solicitação dos usuários posteriores ou distribuidores. Essa exigência é um aditivo às obrigações em concordância com a diretiva de preparação perigosa 1999/45/EC e com a regulamentação CLP 1272/2008/EC.

Testes de SVHC:
A SVHC pode ser incorporada aos produtos de consumo, quer intencionalmente ou inadvertidamente através da cadeia de suprimentos e do processo de fabricação. Os testes de laboratório fornecem informações sobre a identificação e a concentração de substância SVHC para ajudar as empresas a cumprirem com as suas obrigações SVHC REACH.

Nós fornecemos testes de SVHC de acordo com as suas necessidades:

  •  Na lista de candidatos:
    • Testes completos
    • Filtragem com base no risco do produto
  • Na lista de autorizações (REACH Anexo XIV)
  • No registro de intenções.
  • SVHC potencial que atende às exigências regulamentares, mas que ainda não foi incluída na lista de candidatos

Por que a SGS?

A SGS oferece conhecimento e serviços de consultoria em REACH sem igual, combinados com uma ampla experiência de produtos de consumo e de cadeias de suprimentos. Nossa equipe REACH específica para setor de indústria, composta por especialistas técnicos dedicados, oferecem soluções personalizadas para produtos de consumo, com especialistas em análises de substâncias perigosas, identificação de substâncias, gestão da cadeia de suprimentos e toxicologia.

Saiba por que a SGS é o seu primeiro ponto de contato para soluções globais REACH.