Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Angola Websites & Idiomas Skip to Content

A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.

Estrada no escuro

Foi criada em 1989 pela Social Accountability International (SAI), afiliada do Council on Economic Priorities, e é vista como a norma independente relativa a locais de trabalho mais reconhecida do mundo. Pode ser aplicada em qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer parte do mundo.

A certificação SA 8000 aborda questões tais como trabalho forçado e infantil, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, ações disciplinares, horários de trabalho, remuneração e sistemas de gestão.

Para além de definir condições mínimas de trabalho em todo o mundo, a SA 8000 também contempla acordos internacionais existentes, incluindo as convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização deve ter em consideração o impacto social das suas operações, assim como as condições sob as quais os seus colaboradores, parceiros e fornecedores trabalham. Pode ser aplicada em qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer parte do mundo. Certificar a sua empresa com uma auditoria da SGS vai ajudá-lo a desenvolver e melhorar a responsabilidade social em todas as suas operações. Trabalhar com os nossos auditores experientes para implementar a norma do local de trabalho mais reconhecida a nível mundial demonstra responsabilidade social quando assina contratos e expande a sua organização.

Benefícios da Norma de Certificação SA 8000

  • Comprova o seu compromisso com a responsabilidade social e com o tratamento ético, e em conformidade com os padrões internacionais, dos seus colaboradores;
  • Melhora a gestão e o desempenho da sua cadeia de valor;
  • Permite garantir a conformidade com as normas internacionais e reduz o risco de negligência, exposição pública e possíveis processos judiciais;
  • Apoia a sua visão corporativa, construindo e reforçando a lealdade dos seus colaboradores, clientes e stakeholders;
  • Permite demonstrar uma responsabilidade social apropriada nas assinaturas de contratos internacionais ou na expansão local para a criação de novos negócios.

A parceria com a SGS para obter a certificação resulta num melhor desempenho dos processos, aumento de talentos profissionais, cadeias de valor consistentes e em conformidade e relações mais sustentáveis com os clientes. Ou seja, oferece uma vantagem competitiva lucrativa.

Demonstre o compromisso da sua organização em ser socialmente responsável através da parceria com a SGS para obter a certificação SA 8000.